Loading...
 

Presidente (pt-br)

 

 

O Presidente do clube é o coordenador de todos os diretores, o arquiteto da estratégia geral do clube e o representante do clube em eventos externos.

Cargos de liderança nos clubes

Na Ágora, nós vemos os cargos de direção como posições de liderança, e não apenas como funções administrativas ou executivas. Isso faz muita diferença:

  • Cargos que são apenas executivos não vão além de colocar em prática a estratégia de outras pessoas. Por exemplo, a sede de determinada organização pode decidir tudo o que deve ser feito e apenas delegar a execução deste plano para um diretor, que então envia relatórios sobre como a execução do projeto está progredindo para a central.
  • Cargos que são meramente administrativos têm um pouco mais de liberdade, mas a liderança que eles permitem é meramente operacional. Eles permitem a criação de regras, regulamentos, procedimentos etc. Pessoas que atuam nesses cargos podem, inclusive, elaborar objetivos, controlar o progresso de projetos etc.
  • Finalmente, cargos de liderança são focados em uma esfera mais ampla, ligada à criação de uma visão e à inspiração da equipe que coloca aquela visão em prática. Enquanto os bons líderes podem se beneficiar de boas habilidades administrativas, elas não são realmente obrigatórias se eles souberem delegar esta parte do trabalho..

 

Liderança ao Serviço ("Servant Leadership")

Existem muitos estilos de liderança atualmente - do autoritário (o líder toma todas as decisões), ao transacional (liderança focada em desempenho e resultados) ou ao Laissez-Faire (deixar as pessoas descobrirem as coisas sozinhas). Nós falaremos mais sobre eles no Percurso de Liderança, no qual nós também veremos que eles não são igualmente efetivos.

Em nossa visão, a melhor liderança para os clubes Ágora é aquela exercida para servir aos outros - o que a teoria moderna da liderança chama de "Servant Leadership", ou "Liderança ao Serviço", em português (apesar de Robert K. Greenleaf ter criado o conceito, na verdade, nos anos 1970):

A liderança ao serviço é demonstrada por pessoas que permitem o empoderamento e o desenvolvimento dos outros, ao expressar humildade, autenticidade, aceitação interpessoal e bom gerenciamento, além de prover boa direção. Acredita-se que relações binárias de alta qualidade, confiança e senso de justiça sejam os processos mediadores mais importantes para incentivar a autorrealização, as atitudes positivas de trabalho, a melhora no desempenho e um foco organizacional mais forte na sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Dirk van Dierendonck, Erasmus University - Journal of Management Vol. 37 No. 4, Julho, 2011, 1228-1261

A Liderança ao Serviço não é apenas uma boa ideia moral: existem muitas pesquisas que a correlacionam com uma maior efetividade no desenvolvimento de organizações. Veja exemplos aqui e aqui.

E o que os bons líderes fazem a partir deste ponto de vista? Em 2008, Robert Linden e seus colaboradores identificaram um conjunto de 9 dimensões capazes de expressar com detalhes o que há de fundamental nesse estilo de liderança:

 

Dimensão da liderança Conteúdo
Cura emocional Mostrar sensibilidade com relação às preocupações de outras pessoas.
Gerar valor para a comunidade Preocupação consciente e genuína em ajudar a comunidade
Habilidades conceituais Conhecer a organização e suas tarefas para ter condições de ajudar de maneira efetiva e auxiliar os outros, especialmente subordinados imediatos
Empoderamento Incentivar as outras pessoas e servir de intermediário para que elas identifiquem e resolvam problemas, além de determinar quando e como completar tarefas
Crescimento Ajudar subordinados a crescer e ter sucesso - demonstrando preocupação genuína pelo crescimento na carreira e desenvolvimento das outras pessoas e fornecendo ajuda e conselhos
Colocar os subordinados em primeiro lugar Utilizar ações e palavras para tornar claro para as outras pessoas (especialmente subordinados imediatos) que a satisfação das necessidades de trabalho deles é uma prioridade (supervisores que colocam isso em prática vão frequentemente interromper seu próprio trabalho para ajudar subordinados com problemas no cumprimento de suas tarefas.)
Comportamento ético Interagir com as outras pessoas de forma aberta, justa e honesta
Relacionamento Realizar um esforço genuíno para conhecer, entender e auxiliar as outras pessoas da organização, dando ênfase à construção de relacionamentos de longo prazo com subordinados imediatos
Colocar-se ao serviço Trata-se de uma maneira de ver-se a si mesmo e do desejo de ser visto pelos outros como alguém que coloca o fato de servir em primeiro lugar, mesmo quando autossacrifícios são necessários

(De "Servant leadership: Development of a multidimensional measure and multi-level assessment",  Linden et al., The Leadership Quarterly, Volume 19, parte 2, Abril 2008)

 

Visão do Clube e Estratégia do Clube

Como presidente do clube, você deve ter uma visão sobre o que você deseja para o clube e para os seus membros, sobre como você os vê dentro de um ano, e sobre qual estratégia você vai utilizar para realizar essa visão. Nesse sentido, a Liderança ao Serviço é especialmente relevante, pois a estratégia deve ter como ponto central seu clube e seus membros: trata-se de determinar como é possível ajudá-los a crescer e se fortalecer. Você deve comunicar essa visão em uma declaração que resuma onde o clube está no momento e o que você deseja alcançar.

Essa declaração de visão deve ser:

  • Sucinta
  • Clara
  • Inspiradora
  • Desafiadora
  • E fazer sentido para todos os membros

Ela pode ser algo tão simples como:

Nós somos o ambiente de aprendizado mais amigável e afetuoso de nossa cidade.

Ao criar sua declaração de visão, não pense que se trata apenas do seu clube no contexto dos outros clubes Ágora (como, por exemplo, "nós queremos ser o clube com o maior número de oradores avançados" ou "nós queremos ganhar o maior número de prêmios em Competições Ágora"), mas pense também no seu clube como parte da comunidade ao redor.

Lembre-se que um bom líder inspira - o clube deve "comprar" sua declaração de visão.

A declaração de visão e estratégia do clube devem estar alinhadas com os objetivos e estatutos da Ágora. Assim, elas não podem contradizer os Princípios Fundamentais.

Não existe uma estratégia pronta e universalmente aplicável para todos os clubes. Cada clube é diferente, assim como as necessidades de seus membros.

 

Coordenador da Equipe de Diretores

Como coordenador da equipe de Diretores do Clube, você deve servir de mediador na resolução de qualquer conflito que possa surgir e apontar substitutos temporários se um dos diretores não puder realizar suas tarefas durante um período prolongado de tempo.

Se um diretor tiver que se afastar por menos do que 2 meses durante o mandato, não há problemas em apontar um substituto ou repartir suas responsabilidades entre os demais diretores. No entanto, se o período total de afastamento for mais longo do que isso, novas eleições devem ser realizadas para a substituição.

 

Contato do Clube

Como Presidente, é sua responsabilidade fazer a ponte entre a Fundação Agora Speakers International e o clube.

Em particular, você deve se manter atualizado sobre mudanças de regras, anúncios, melhorias no programa, modificações etc. Geralmente, esses elementos são comunicados através do grupo oficial e enviados por email para todos os clubes inscritos. A Fundação é muito dinâmica, e nós estamos constantemente adicionando novas atividades, funções e alterações ao sistema de gestão online. Se você não receber nenhum email da Fundação por mais de um mês, por favor verifique sua caixa de spam e assegure-se de que o email que você informou para a sede da Ágora está correto.

Você também deve atuar como uma ponte entre o clube e os órgãos administrativos da Ágora no seu país, especialmente com os Embaixadores.

 

Representante do Clube

O presidente do clube também tem o papel de representação do clube, falando em seu nome em eventos dos clubes, para outras organizações ou para a mídia.

Por favor, atente para o fato de que, ao representar um coletivo, você deve defender as ideias e posições deste coletivo, independente de sua concordância ou discordância. Ao falar como representante do clube, você assume um papel diferente do que quando fala apenas em seu próprio nome.

 

Orçamento do Clube

Se o clube administra qualquer tipo de fundo (não importa se ele vem de taxas ou de outras fontes), é preciso apresentar um orçamento do clube para seus membros no início do mandato e um balanço final ao final dele.

O orçamento do clube deve indicar como os fundos do clube vão ser gastos e com quais fontes de entrada de fundos o clube vai contar. O presidente é responsável pelo planejamento do orçamento, que deve refletir sua visão e estratégia para o clube, além de considerar as necessidades do restante da equipe de diretores e suas sugestões. O orçamento deve ser aprovado por votação pelos membros do clube, da maneira explicada na seção sobre a Democracia Interna do Clube.

 

Outras Responsabilidades

Por último, mas não menos importante, os presidentes de clube têm algumas atribuições adicionais:

  • Convocar eleições para a renovação da equipe de Diretores do Clube
  • Convocar sessões de votação para problemas relevantes para o clube.
  • Autorizar (junto com o tesoureiro do clube) o uso de fundos
  • Administrar os dados do clube no Sistema Online de Gestão do Clube.

 


Contributors to this page: agora and aida.tadesco .
Page last modified on Monday August 30, 2021 00:52:19 CEST by agora.