Loading...
 

Avaliador de Discursos Improvisados

 

O Avaliador de Discursos Improvisados avalia tanto o Líder dos Discursos Improvisados como os oradores escolhidos. Como todos os avaliadores, a maior parte dos conselhos dados na secção do Avaliador do Discurso deve ser aplicada aqui, tendo em conta que o principal objetivo da resposta do orador é o de falar fluente e naturalmente por, pelo menos, 1 minuto.

No teu relatório, tenta apontar algo a melhorar em cada orador e no Líder dos Discursos Improvisados. Discursos improvisados, no geral, são muito mais complicados de fazer do que os que são preparados. Como tal, foca-te em observar se o orador cumpriu os seguintes critérios:

  • O participante tirou algum tempo para pensar. A maioria dos oradores começa logo a responder à pergunta e, a menos que, por pura sorta, a pergunta seja sobre um tema que lhes é querido, isto é geralmente um erro. Ou ficam rapidamente sem gás, começam a repetir-se ou começam a divagar. Mesmo num tema que lhes é querido, ainda compensa adaptar os teus tradicionais argumentos ao público e ao contexto em que a questão foi colocada. Na avaliação, encoraja todos os que caíram nesta armadilha a implementar o hábido de parar para pensar uns 5 a 10 segundos antes de começar a falar.
     
  • O discurso tem uma estrutura clara. Qualquer resposta dada deve ser um mini-discurso coeso e não apenas uma série de pensamentos ou ideias soltos e incoerentes. A resposta deve ter uma introdução clara, um corpo de desenvolvimeno e uma conclusão reconhecíveis.
     
  • O discurso tem uma única e inequívoca mensagem. A resposta dada não deve apenas entreter o público durante alguns minutos mas deve, na verdade, transmitir um ponto de vista e uma mensagem clara.
     
  • O participante falou por pelo menos um minuto. O objetivo da secção dos Discursos Improvisados não é, apesar de tudo, o de responder a perguntas mas sim falar coerentemente por, pelo menos, 1 minuto.
É perfeitamente válido um participante não responder à pergunta, desde que o faça habilmente e ainda fale de forma coerente por mais de um minuto sobre algo pelo menos parcialmente relacionado. De facto, não responder às perguntas é uma arte que precisa de ser desenvolvida em algumas profissões, como pelos políticos.

Juntamente com os critérios acima mencionados, tenta também salientar, para cada participante:

  • Algo que possam melhorar - talvez a estrutura? talvez a maneira como apresentam o discurso? talvez a linguagem corporal? talvez até a argumentação?
     
  • Algo de que tenhas gostado particularmente - Os Discursos Improvisados são uma secção difícil. Tenta sempre encorajar os participantes ao sublinhar algo de que tenhas gostado particularmente. Pode ser algo engraçado como a maneira como arranjou alguns segundos adicionais para pensar ao pedir ao Líder dos Discursos Improvisados para repetir a pergunta ou pode ser a forma como deu a volta a uma questão difícil, etc.


Contributors to this page: agora and diogo.oliveira .
Page last modified on Wednesday November 10, 2021 23:45:30 CET by agora.