Loading...
 

Fotógrafo (pt)

A função de fotógrafo consiste, como o nome implica, em tirar fotos das reuniões do clube, com o duplo propósito de as documentar e de criar possíveis materiais de marketing.

Como em todas as outras, a função do fotógrafo serve para aprender. Ninguém deve exigir um nível profissional aos fotógrafos. É normal se algumas fotografias ficarem mal (ou mesmo todas!). Da próxima vez fará melhor.

Nota - a maior parte das imagens deste artigos são clicáveis, portanto, podes expandi-las e vê-las na sua resolução original.

O Essencial de Fotografar Reuniões

Este pequeno artigo não pretende ser um curso de fotografia (existem recursos muito melhores na Internet para tal), mas fornecer-te algumas dicas e guias para te ajudar a começar. O artigo considera que:

Deves ser tão invisível e discreto quanto possível.

Deves conseguir cumprir a tua função sem atrapalhar o orador nem distrair o público. De preferência, deves poder fazer o teu trabalho a partir do fundo da sala.

Deves desativar os sons da câmara e usar o modo de bloqueio de espelho.

Seguindo a ideia de cima, deves tentar evitar fazer qualquer tipo de barulho quando tiras as fotografias. Desativa todos os sons da câmara e - se usares uma DSLR - tenta usá-la no modo bloqueio de espelho. Os fotógrafos, normalmente, utilizam este modo para minimizar a quantidade de vibração e névoa nas fotos de exposição longa. Além do mais, tem o benefício adicional de remover o barulho que o espelho faz em cada foto quando sai da sua posição de forma a guiar a luz para o sensor e depois volta à posição original.

Nunca te deves por entre o orador e o público durante o decorrer do discurso.

Isto não significa que a tua câmara não possa estar posicionada no meio do público, a apontar para o palco. Se for só o material, não tem problema.

Deves ajustar o equipamento antes da reunião.

Escusado será dizer que podes e deves tirar algumas fotos do ambiente e do espaço antes de a reunião ter começado. Isto irá ajudar-te a:

  • Garantir que o equipamento está operacional.
  • Determinar os parâmetros certos da câmara face à luminosidade.
  • Ter o equipamento pronto quando necessitas dele, ao invés de arriscar falhar um momento importante por a câmara não estar devidamente configurada.

Deves evitar o Flash

A forma ineficiente de usar flashes (quando o flash é usado a descoberto, de forma ilimitada e diretamente apontado ao objeto) resulta, muitas vezes, em fotografias com cores muito pouco naturais. No entanto, durante a reunião, existe mais um elemento a ter em conta, que é o de que os flashes distraem muito e podem encandear o orador ou o público. Além disso, alguns flashes produzem sons quando carregam ou são disparados, o que só contribui para a sua inconveniência.

No geral, tenta sempre evitar o flash.

Apesar de a decisão de permitir o flash numa reunião pertencer a cada clube, os flashes não são permitidos durante convenções e concursos.

Regra dos terços

Se existe uma regra que instantaneamente melhora a qualidade das tuas fotografias, é a famosa "Regra dos Terços", que postula que, ao contrário do que diz a intuição, os elementos centrais de uma fotografia não devem estar centrados mas, no entanto, colocados a um terço de distância das bordas. Algumas câmaras até oferecem uma grelha 3x3 para te ajudar a com esta composição:

O seguinte exemplo da Wikipedia mostra a diferença entre ter o elemento principal centrado e ligeiramente deslocado:

Rule Of Thirds

 

Para fotografias de planos mais aproximados, lembra-te de que os elementos mais importantes da cara são sempre os olhos. O nosso cérebro evoluiu para olhar rapidamente para os olhos dos outros de modo a avaliar as suas intenções. Portanto, tenta colocar os olhos de acordo com a regra dos terços.

Fotografias de planos mais longínquos e mais aproximados.

Tenta obter uma mistura de fotos de planos mais longínquos (e mesmo de ângulo aberto), de planos médios e aproximados.

Uma foto de plano longínquo capta uma grande porção da área da reunião e um grande número de pessoas.

7 India2

 

As fotografias de planos longínquos funcionam melhor para ilustrar reuniões com muitos participantes. Não utilizes este tipo de fotos com metade dos lugares vazios.

Uma fotografia de plano médio capta, por norma, apenas uma pessoa ou duas e apenas da cintura para cima.


Uma fotografia de plano mais próximo capta apenas a cara de alguém e algum detalhe de um objeto.

Evaluation00

Evitar poses

Da mesma forma que ninguém gosta de um discurso postiço, fotos com poses preparadas também são um problema. Tenta que as tuas fotos reflitam naturalidade. Tal pode ser difícil porque quando as pessoas têm uma câmara apontada a si, sentem ou a urgência de fugir ou a de olhar para a câmara e fazer poses. Se isto te acontecer, e se estiveres num momento informal da reunião (i.e., que não durante um discurso ou uma atividade), podes pedir, de forma educada, à pessoa para não posar e continuar a agir naturalmente.

Existe um tipo de foto que é inevitável, que é a "pose de grupo" do clube - que junta todos os participantes. Mesmo nessas fotos, tenta dar-lhe algum dinamismo e um enquadramento diferente. Aqui ficam alguns exemplos bem conseguidos dos clubes de Tóquio, Lviv e Madagáscar.

 

Confere os seguintes sites, que oferecem exemplos muito concretos sobre como exponenciar uma fotografia com poses:

Evitar manipular a imagem

Tenta evitar manipular a imagem:

  • Filtros exagerados
  • Anotações, textos, links ou outros elementos que distraiam do essencial da fotografia.
  • Elementos gráficos não relacionados com a foto (adicionar o logo do clube ou uma marca de água é normal, mas tudo o que seja emojis, corações, setas, orelhas de gato ou coisas género estará, muito provavelmente, fora de questão)
  • Comentários

Tem em conta o ambiente

Dá sempre uma vista de olhos no que vai figurar na tua imagem para além do teu objeto ou interesse principal. Especialmente horríveis podem ficar elementos de mobiliário, acessórios dos participantes (malas, roupas, etc.) ou sinais de localização.

Por exemplo, a seguinte imagem ficou estragada por ter uma cadeira no meio. Neste caso concreto, o objeto pode ser removido, mas deves evitar ter trabalho de edição ao enquadrar devidamente a fotografia antes de a tirar.

 

Como fotógrafo, a tua principal ferramenta, para além dos olhos, são as tuas pernas.

Ansel Adams, outro grande fotógrafo norte-americano, costumava dizer que "Ser um bom fotógrafo é saber onde estar".

Experimenta

Não estás a tirar fotografias de tipo passe para passaportes, portanto, está à vontade para experimentar e quebrar as regras:

  • Tenta fotos de contraste

 

  • Experimenta ângulos invulgares, como nesta foto de Kathmandu no Nepal:

     

  • Experimenta diferentes tonalidades ou até fotografias a preto e branco:

 

  • Experimenta tirar fotos de sítios não convencionais

 

A fotografia é um tipo de discurso. Assim como deves encontrar e desenvolver a tua forma própria de discursar em público; também o deves fazer com a fotografia. Não tires as fotos que todos tiram. Usa-as como inspiração, enquanto forjas a tua própria personalidade.

Não é necessário ter o melhor equipamento

Criar as melhores fotos não implica, necessariamente, ter o melhor equipamento.

Eve Arnold - a primeira mulher a fazer parte da prestigiada Magnum Agency nos EUA, tinha por hábito dizer

É o fotógrafo, não a câmara, que é o instrumentoEve Arnold.

O que fotografar

Existem alguns momentos específicos que deves tentar captar:

A Foto do Público

A "foto do público" é uma fotografia que capta tanto o orador como o público, normalmente de uma posição ou ao mesmo nível do orador ou por detrás deste (mas lembra-te - nunca te posiciones no palco ou atrás do orador enquanto fala. O melhor momento para tirares esta fotografia é quando este tiver terminado, durante o aplauso). A foto do público é também uma importante ferramenta de marketing tanto para o orador como para o clube.

 

 

A Foto da Reação

A foto da "reação" é uma fotografia que mostra a reação do público como um todo (ou de um membro em concreto) a algo que o orador está a dizer.

 

A Foto do Palco

A foto do "palco" é o momento quando um orador entra no palco e é cumprimentado pelo anfitrião ou pelo presidente da reunião.

A Foto da Atividade

A foto da "atividade" ilustra os momentos mais interessantes da atividade.

Apertos de Mão

Os apertos de mão constituem parte do protocolo de receção e despedida dos oradores e é um grande momento para captares. Tenta fazê-lo, no entanto, quando os protagonistas estão a agir de forma natural e não a olhar para a câmara.

 

Prémios

Existem muitas situações nas quais os membros recebem prémios. Esta é uma poucas imagens nas quais é necessária uma pose e todos gostam de ter e de partilhar essas fotos.

Para capturar estas fotos, garante que tanto o prémio, a pessoa que o recebe e a pessoa que o atribui estão claramente visíveis.

 

Fotos de Momentos Informais

Estas fotos ilustram o dinamismo das reuniões e captam o que acontece entre as atividades formais. Não devem ser posadas, e, na maior parte das vezes, captam as pessoas a falar de forma informal, a atacar o buffet, a brincar com o equipamento do clube, etc.

Aqui ficam dois exemplos dos clubes de Kaunas, Lituânia, e Gorzow, Polónia:

Foto de Grupo

Esta é uma das quase canónicas fotos que têm de ser tiradas e que quase sempre vão ser posadas - uma foto de todos os presentes na reunião. Como debatido previamente, tenta evitar a típica foto com todos em linha e em pose e explora antes ângulos, perspetivas e composições diferentes.

Fotos de Pormenor

Estas fotos geralmente representação planos aproximados de pormenores dos aparelhos, adereços, equipamentos, palcos ou locais da reunião, etc.

Aqui podes ver alguns exemplos:

Sinalizadores de Tempo, por Santiago Becerra
Sinalizadores de Tempo, por Santiago Becerra
Para ajudar aos esforços de marketing e de divulgação do teu clube (e do Agora), tenta sempre capturar parte ou a totalidade dos adereços do clube (banners, posters, etc.). Aqui fica um exemplo de como captar o logo Agora durante uma atuação na Convenção de Lisboa. A presença do logo Agora torna a fotografia muito melhor para o efeito.

 

 

Um aviso sobre fotografar menores

A União Europeia, bem como outros países, têm regras muito claras no que diz respeito à permissão de fotografias e de publicações que incluam menores. Antes de o fazeres, consulta a legislação local sobre a matéria. Em caso de dúvida, é melhor pecar por excesso - a menos que tenhas permissões escritas dos seus pais ou tutores legais, não incluas menores em quaisquer fotos ou vídeos.

Uma forma indireta de obter esse consentimento é dar as fotografias, incluindo o menor, aos seus pais, e se estes decidirem torná-la pública (por exemplo, publicando-a nas redes sociais), também o poderás fazer. Nestes casos, faz sempre uma captura de ecrã para teres uma prova disso.

Especificidades das Reuniões Online

Sim, as reuniões online também podem ser "fotografadas". Neste caso, as tuas opções são muito limitadas no que diz respeito às fotos e à qualidade. O ato de "fotografar" passa a ser, basicamente, tirar uma captura de ecrã. 

Ainda assim, uma dica muito útil é conectares mais de um computador ou dispositivo e tirar fotos de diferentes coisas a acontecer ao mesmo tempo (por exemplo, uma imagem a todo o ecrã do orador e, simultaneamente, uma captura de ecrã do público, ou um plano aproximado de um membro específico deste).


Contributors to this page: diogo.oliveira and agora .
Page last modified on Sunday July 25, 2021 13:48:11 CEST by diogo.oliveira.