Loading...
 

Líder da Escrita de Discursos (pt)

A secção de Escrita de Discursos segue um modelo de tipo workshop que aponta à melhoria das capacidades dos membros numa área específica da escrita de discursos.

O teu objetivo enquanto líder da Escrita de Discursos é preparar uma pequena apresentação sobre o tema que escolheste, dar alguns exemplos e dirigir um exercício onde os membros põem em prática o que acabaram de aprender e depois recebem feedback.

 Não há necessidade de tornar a secção da reunião num autêntico curso sobre falar em público. Resiste à tentação de expandir o seu âmbito - nem terás tempo suficiente para o preparar, nem os membros estarão aptos a assimilar tanta informação.
Foca-te num único tema e talvez até, numa pequena parte dele. Por exemplo, não tentes cobrir "Recursos Retóricos" no geral. Escolhe um (por exemplo, "Metáforas", e produz uma curta sessão sobre este e faz com que os membros trabalhem apenas Metáforas)

Escolhe um Tema

Aqui ficam algumas sugestões de temas que podes querer abordar:

  • Aberturas/Introduções de Discurso (Ou até focado em apenas um tipo de abertura de discurso)
  • Uso de linguagem cativante.
  • Assuntos adequados para temas: falar sobre direitos, conceitos abstratos, emoções, assuntos atuais, etc.
  • Conclusões de Discurso (tal como nas aberturas/introduções, podes focar-te num tipo de conclusão, como um "Apelo à Ação" ou "Conclusão Circular").
  • Estrutura:
    • Tema
    • Monroe
    • Comparação / Contraste
    • Espacial
    • Cronológico
    • Biográfico
    • Causal
    • Problema-Causa-Solução
  • Recursos retóricos - existem literalmente dezenas de recursos retóricos que podes querer escolher para ensaiar.
  • Uso de Argumentos e Lógica
  • Usar gráficos
  • Usar estatísticas
  • Usar anedotas
  • Usar histórias pessoais
  • Storytelling - existem muitos modelos de storytelling (o mais popular é de Monomito, mas existem muitos outros). Escolhe um e cria um workshop para treinar esse em específico.
  • Suscitar diferentes tipos de emoção - felicidade, tristeza, contraste emocional.

Pesquisar sobre o tema

Vamos imaginar, por exemplo, que decides falar sobre o Monomito. Tira 3-4 horas para pesquisar sobre o tema, sobretudo do ponto de vista das capacidades que treinamos. Tenta encontrar exemplos desse modelo de história em discursos, apresentações de vendas, ações de liderança, etc.

Usa primordialmente a Internet para procurar recursos. Tira notas de todos os links interessantes e de todos os conselhos que vais lendo.

Em muitos países, o uso de excertos de trabalhos com direitos de autor é legal se estiver de acordo com a doutrina de "Uso Justo" - se os utilizares com um propósito educacional, se citares e forneceres uma ligação para a sua fonte e se utilizares apenas uma pequena porção do trabalho.
NUNCA reclames a autoria de coisas que não escreveste e nunca as uses sem a atribuir a alguém.

Repara que é perfeitamente normal que leias e assimiles toda a informação que encontras e que depois a narres com as tuas próprias palavras, estilo e estrutura. Neste caso, o trabalho é inteiramente teu.
 

 

Illustration by Esbjorn Jorsater.
Illustration by Esbjorn Jorsater.


Observa, por exemplo, esta excelente análise de um dos discursos do Obama que usa o arquétipo do Monomito.

Criar uma curta apresentação

Depois de teres toda a informação recolhida, cria uma curta apresentação sobre o tema. Não exageres! Por norma, 4 a 5 slides são mais do que suficientes, e lembra-te da regra de ouro das apresentações: cada slide deve ter apenas uma imagem, uma ideia, uma mensagem. Podes adicionar os links para as diferentes fontes no fim da apresentação num slide que não é mostrado. Não te esqueças de disponibilizar a apresentação antes da reunião num local fácil de partilhar (Google Drive, WeTransfer, etc.)

Apesar de o Agora desenvolver as suas próprias apresentações para te ajudar, seria ótimo se pudesses partilhar a tua apresentação connosco, de modo a torná-la acessível a todos (Envia-nos para info@agoraspeakers.org)

Na reunião, faz um pequeno exercício baseado na apresentação e nos materiais que procuraste. Quando tiveres terminado, partilha a apresentação com todos os membros.

Apresenta um Exercício

Depois de teres terminado o workshop, apresenta um desafio ou um exercício aos participantes. Por exemplo, no Monomito, podes anunciar, "E agora vamos pôr isto em prática. Imagina que és o líder da empresa XYZ, que acabou de sofrer uma proposta de aquisição hostil. Precisas de fazer um discurso ou o esboço de um discurso em que uses o Monomito para te dirigires aos funcionários/acionistas/diretores e inspirá-los/convencê-los a seguir a tua liderança e a rejeitar a proposta de aquisição".

A secção de Escrita de Discursos não é um exercício para falar de improviso. Devem ser dados aos participantes pelo menos 10 minutos para trabalhar o exercício. Além do mais, não esperes discursos finalizados e prontos. Por vezes, ter apenas uma ideia geral ou um esboço do seu conteúdo é mais do que suficiente. Nenhum orador profissional consegue ter um discurso completamente pronto em apenas 10 minutos.

Alguns clubes podem até dividir a atividade de Escrita de Discurso em duas, com o exercício a ser feito como trabalho de casa e a apresentação dos resultados na reunião seguinte. Consulta o teu VPE quanto à dinâmica própria do teu clube. 

Resultados e Feedback

Depois de o tempo para os exercícios ter terminado, pede voluntários que estejam dispostos a ler os seus discursos (ou os esboços destes). Se ninguém se oferecer, escolhe alguém aleatoriamente e pede, de forma educada, para partilhar as suas ideias. Sê sempre encorajador, mesmo que o membro não tenha conseguido criar nenhuma.

É uma boa ideia ter o teu próprio exemplo previamente escrito que possas usar para quebrar o gelo. Contudo, nunca o leias antes de o exercício terminar; de outro modo, pode ser usado como modelo pelos membros, estragando assim todo o objetivo do workshop.

Todos os participantes precisam de receber feedback. Essa tarefa pode ser delegada ou ficar a cargo do Avaliador Geral de Discursos.


Contributors to this page: agora and diogo.oliveira .
Page last modified on Wednesday November 10, 2021 23:45:32 CET by agora.