Loading...
 

Membro do Público

 


Visakha Orators, Índia. Fotografia: Koka Prasad
Visakha Orators, Índia. Fotografia: Koka Prasad

No Agora, tens sempre um papel a desempenhar, mesmo que esse papel seja como membro do público. Porquê? Porque os Clubes de Oradores Agora são ambientes amigáveis, encorajadores e seguros para praticar o discurso público.Os oradores não são peritos; na maior parte das vezes, estão extremamente nervosos e demasiado autocríticos. Em muitos casos têm problemas de autoestima e autoconfiança, mesmo que não sejam muito evidentes. Por vezes, têm uma timidez extrema, e o simples facto de estarem em frente a um grupo de pessoas a dizer uma única frase pode ser uma provação para eles. Pegarão em qualquer coisa que seja remotamente vista (ou imaginada!) como negativa e atribuir-lhe-ão uma importância perfeitamente despropositada.

Não te deixes enganar pelas suas credenciais ou experiência - nunca te verás livre do nervosismo e da autocrítica. Apenas poderás aprender a aceitá-lo e a controlá-lo e a canalizar a energia que gera de uma forma positiva e útil.

\\"Existem apenas dois tipos de oradores: os nervosos e os mentirosos.\\". Mark Twain
\\"Existem apenas dois tipos de oradores: os nervosos e os mentirosos.\\". Mark Twain

 

Isto tudo quer dizer que o público tem um papel a desempenhar - apoiar, ser positivo, respeitador, contido e tolerante.

Ser encorajador e positivo significa participar nos aplausos, ouvir atentamente os oradores, olhar para eles pela positiva e outras pequenas expressões de simpatia do género.

Ser respeituoso faz parte das boas maneiras de senso comum, como não falar com os teus vizinhos do lado durante um discurso, não estar a ver o telemóvel a cada dois minutos, etc.

Por fim, para ser contido e tolerante significa que deves controlar os teus instintos de responder, interromper ou fazer gestos negativos ou constestatários ao orador quando ele está a falar sobre um assim com o qual discordas profundamente - religião, política, assuntos sociais...talvez até futebol.

Dar Feedback

Em muitos clubes, o público será desafiado a dar feedback a um orador.

Giving feedback to a speaker. Agora Speakers Kaunas, Lithuania.
Giving feedback to a speaker. Agora Speakers Kaunas, Lithuania.

Please try to be honest and detailed in your feedback. Don't just say that everything was perfect just because of politeness. Also, try to be specific - if there was something you didn't like or think could be improved, please explain it specifically.
Por favor, tenta ser sincero e detalhado no teu feedback. Não te limites a dizer que estava tudo perfeito para seres educado. Além disso, tenta ser específico - se houve algo de que não gostaste ou que pensas que pode ser melhorado, especifica.

O feedback não serve para debater ou discutir com o orador, avaliar o conteúdo do discurso ou para julgá-lo. O teu objetivo é ajudar o orador a melhorar. E claro, não convides o orador para sair! (sim, já aconteceu, também). Sê profissional.

Se o assunto do discurso te disturbar profundamente, tenta distanciar-te emocionalmente dele quando deres feedback.

Muitos clubes têm formulários de feedback pré-impressos, como o seguinte:

Feedback Form

Por norma, o tempo para dar feedback não é muito longo - entre 1 e 2 minutos após o discurso. Se sentires que é muito curto, aponta apenas as impressões gerais com que ficaste e termina o feedback depois da reunião.

Após acabares de o escrever, aguarda pelo fim da reunião antes de o dares ao orador para evitar perturbar o ritmo da reunião e os oradores seguintes.


Contributors to this page: diogo.oliveira and agora .
Page last modified on Monday October 11, 2021 15:54:53 CEST by diogo.oliveira.