Loading...
 

Mentorado

 

Estás pronto para pedir um mentor?

De acordo com diversos estudos, as principais causas atribuíveis ao mentorado para o processo de mentoria falhar são:

  • Não estares recetivo a feedback.
  • Não partilhares informação suficiente sobre o que te está a bloquear.
  • Pouca vontade de comunicar.
  • Necessidades pouco realistas.
  • Falta de motivação.
  • Falta de acompanhamento.

Antes de procurares um mentor, examina a tua própria trajetória e questiona-te honestamente sobre se tens o tempo para te comprometeres de forma séria e regular com o modelo educativo Agora. Ter um mentor é uma atividade muito mais intensa do que comparecer às reuniões do clube ou aos cursos de treino.

Garante que tens o tempo necessário para comparecer às reuniões do clube e ter sessões com o teu futuro mentor, bem como fazer as tarefas de "trabalho de casa" que ele te irá atribuir.

Os mentores são também simples membros Agora que se voluntariam para a função, e não têm obrigação absolutamente nenhuma de ser mentores de ninguém. Não há nada mais frustrante ou desapontante para um mentor do que ver um mentorado sem desejo, compromisso ou disciplina para continuar - falta a reuniões, não comparece ou está sempre atrasado para as sessões de mentoria ou nunca traz as tarefas terminadas.

Um mentor também te providenciará um feedback muito mais direto e provavelmente mais honesto do que o avaliador, sobretudo porque a interação é mais personalizada. De novo, questiona-te honestamente - estás pronto para aceitar feedback honesto, do qual poderás não gostar? Estás pronto para o aplicar? Se pedires a alguém para ser o teu mentor, estás a reconhecer que eles são mais experientes e conhecedores do que tu. Toma os seus conselhos como uma prenda em vez de os desconsiderares (ou pior - de os levar para o campo pessoal).
Por fim, avalia as tuas expectativas e determina se são realistas ou não. Esperas, após o processo de mentoria, conseguir falar para milhares de pessoas e cobrar 200.000€ por evento? Ou esperas que um mentor te prepare em apenas uma semana para aquele evento em que irás falar em público e que é tão crucial para ti? Se sim, o que precisas é de alguém que faça milagres e não de um mentor.

A mentoria não diminui a quantidade de esforço e tempo que terás de investir - aumenta-a bastante. Esperar que o mentor faça parte do trabalho que tens de fazer também é algo irrealista.

Como encontrar um mentor

Idealmente, deves encontrar um mentor no teu ambiente mais próximo - dos teus próprios clubes ou de clubes da mesma cidade - para que tu e o teu mentor se possam encontrar pessoalmente. Na verdade, isso nem sempre será possível, especialmente com novos clubes em áreas onde toda a gente é inexperiente.

Não tenhas receio, pois vivemos no século XXI e com as ferramentas de comunicação como o Whatsapp, Telegram, Skype, Zoom, etc. a distância já não é um problema e tens toda a comunidade Agora ao teu dispor.

Independentemente da localização física do teu mentor, deves seguir o mesmo procedimento:

  • Encontra um membro Agora cujo estilo e forma de falar/liderar aprecies. Tem cuidado: Não te limites a escolher, por exemplo, o último vencedor de um concurso. Ele pode ter um estilo de discursar completamente diferente do teu. O mentor deve ser bastante mais experiente do que tu, mas também deverá ter um estilo semelhante ao teu. Talvez gostes de usar histórias nos teus discursos? Talvez sejas bastante assertivo enquanto líder? Talvez adores jogos de palavras? Adereços? Usa critérios como estes quando escolhes o teu mentor, em vez de "ele ganhou aquele concurso ou ele agora é um líder Agora".
  • Se não conseguires mesmo encontrar alguém, pergunta ao teu Vice-Presidente para a Educação ou usa o canal #mentorship no Chat Agora para pedir ajuda. Nota: No futuro, haverá uma área especial na plataforma Agora Online que irá centralizar estes pedidos.
  • Quando tiveres identificado um candidato aborda-o educadamente, pedindo para ser teu mentor. Encara o processo da mesma forma que uma candidatura de trabalho porque, normalmente, os bons mentores têm muitos pedidos. Não envies um e-mail do género, "Então, mano, podes ser o meu mentor?". Em vez disso, introduz-te, fornece algum tipo de contextualização e explica o porquê de o/a escolheres enquanto teu mentor. Disponibiliza diversos meios de contacto - não tentes forçar um meio de comunicação com o mentor. Em vez de "Por favor, ligue-me para este telemóvel, entre as 16:00 e as 17:00", sugere "Pode contactar-me através de Whatsapp, Skype ou E-mail. Aqui fica a minha lista de contactos completa. Que meio prefere usar?"

O Compromisso da Mentoria - Dar a volta.

Como Santiago Becerra - Embaixador Agora em Espanha - gosta de dizer, "quanto mais investes num clube, mais retiras para ti próprio". Isto é tão verdade com a mentoria. Assim que tiveres a experiência de um dos lados na relação mentor-mentorado, tenta ser tu próprio um mentor. Descobrirás que não irás desenvolver apenas um conhecimento mais profundo do Agora, de discursar em público e de liderança mas também irás construir duradouras relações profissionais e até mesmo pessoais.


Contributors to this page: diogo.oliveira and agora .
Page last modified on Wednesday September 29, 2021 15:32:01 CEST by diogo.oliveira.