Loading...
 

O Papel do Embaixador

 

 

Michal Papis, primeiro Embaixador da Agora Speakers da Polônia, em setembro de 2016
Michal Papis, primeiro Embaixador da Agora Speakers da Polônia, em setembro de 2016

 

Os Embaixadores Ágora atuam como líderes ou evangelistas da organização em determinado país nos estágios iniciais de instalação da Ágora neste local, representando a organização, seus princípios e seus valores fundamentais. Eles constituem o embrião da futura Comissão de Diretores.

 

Exigências

Para cumprir esta tarefa, os embaixadores Ágora devem ser extremamente éticos, solícitos e dispostos a ajudar as pessoas do seu país a fundar e manter em funcionamento clubes Ágora, além de ajudar a organização a se expandir no território. Dependendo das dimensões e da população do país, pode haver um embaixador ou vários deles.

Os embaixadores devem satisfazer às seguintes exigências:

  • Administrar um Clube de Referência em seu país.   
     
  • Estar completamente familiarizado com todas as informações sobre a Ágora - nossos objetivos e missão, programa educacional, todas as seções das reuniões, cargos e funções, além de conhecer as diretrizes para criação e gestão dos clubes.  
     
  • Criar ao menos um novo clube no país por ano. Isso não significa ter de administrá-lo (a não ser que você deseje fazê-lo e tenha tempo para tal) - você deve apenas ajudar a fundar um novo clube e atuar como mentor para que ele possa se desenvolver de maneira independente.
       
  • Compartilhar mídias (fotos e vídeos) sobre seu clube.
        
  • Adicionar seu título de maneira oficial aos seus perfis de redes sociais ("Embaixador da Agora Speakers para o país").
       
  • Se comportar de maneira consistente com os ideais e princípios da Agora Speakers International.

De um ponto de vista logístico e operacional, os embaixadores Ágora precisam:

  • Morar no país que representam.
        
  • Ter acesso diário a um computador com conexão à internet, e ser capaz de participar da lista de emails dos embaixadores.
        
  • Ser capaz de se comunicar em inglês e ter fluência nativa da linguagem do país ou região em que vive (se o país tiver mais do que uma língua oficial, fluência nativa em uma delas é o suficiente).
        
  • Ser capaz de participar nas reuniões mensais dos embaixadores de maneira regular.
Por favor, observe que a concessão do título de embaixador não é um processo automático. Ela é uma decisão da Fundação Agora Speakers International. Mesmo que você cumpra todas as exigências acima, o título poderá ser negado por outras razões. O oposto também é possível: mesmo que você não cumpra alguma das exigências acima, você ainda poderá ter o cargo de embaixador se você for autor de contribuições excepcionais ou de ações de grande valor para a Fundação.

Além disso, também atente para o fato de as exigências para os embaixadores mudarem com o tempo e dependerem muito do desenvolvimento da Ágora no país.

 

Gerir um Clube de Referência

A tarefa mais importante de um embaixador é dirigir um clube "de referência" ou "modelo" - um clube no qual as outras pessoas do país possam se basear e se espelhar, servindo como um exemplo na vida real e próximo de como a Ágora funciona em todo o mundo. Como tal, clubes de referência devem cumprir os formatos sugeridos para as reuniões e as exigências mínimas para funções nas reuniões. Clubes de Referência devem cumprir exigências um pouco mais estritas do que clubes públicos normais, já que são mais do que simples clubes - eles representam a forma como a organização funciona. Veja esta lista comparativa com as diferenças específicas.

Nessa missão, é muito importante gravar algumas reuniões, discursos e funções e compartilhar esses vídeos com o restante da comunidade Ágora e nas mídias sociais, blogs e outras publicações no próprio país. Os embaixadores Ágora devem defender os valores, ideais e princípios fundamentais da organização; é por isso que o funcionamento do clube deve ser o mais perfeito possível.

 

O clube de referência deve ser público e deve receber os convidados de braços abertos - tanto do público geral, como da Ágora e de outras organizações. Ele deve impor o mínimo possível de restrições e exigências para ser frequentado. Ele também deve ter reuniões pelo menos duas vezes por mês.

Não recomendamos que os clubes de referência adotem, por exemplo, as seguintes condutas:

  • Exigir dos convidados um aviso de participação com grande antecedência
  • Realizar reuniões em lugares afastados, sem acesso fácil por meio de transporte público
  • Realizar reuniões em locais com exigências de segurança estritas
  • Exigir que os convidados se inscrevam em listas de emails ou grupos antes de participar de reuniões
  • Realizar reuniões com formatos muito diferentes da estrutura recomendada.

Clubes de referência também devem cobrar taxas tão baixas quanto possível, e não devem cobrar de convidados que queiram frequentar algumas reuniões.

Mídias Sociais

A Agora Speakers mantém muitos dispositivos em mídias sociais, incluindo grupos de Facebook, fóruns etc. Os embaixadores são responsáveis pelas mídias sociais da Ágora no país e têm privilégios administrativos. Esses canais devem ser mantidos em funcionamento da maneira mais harmoniosa possível, o que significa, basicamente, que pedidos de membros para entrar em grupos devem ser respondidos o mais rápido possível, assim como  dúvidas devem ser sanadas, conteúdo impróprio deve ser removido etc.

 

 

Um grupo da Agora Speakers bem administrado pode se tornar ainda mais popular e numeroso do que o grupo oficial. O grupo da Agora Speakers da Etiópia, gerido por Rajendra Singh, é um dos exemplos.
Um grupo da Agora Speakers bem administrado pode se tornar ainda mais popular e numeroso do que o grupo oficial. O grupo da Agora Speakers da Etiópia, gerido por Rajendra Singh, é um dos exemplos.

 

Os embaixadores não precisam publicar nada regularmente, nem manter algum tipo de blog ou newsletter. No entanto, caso tenham tempo e desejem fazê-lo, isso será muito bem vindo. No entanto, nós pedimos que os embaixadores Ágora compartilhem periodicamente conteúdos (fotos ou vídeos) que apresentem os trabalhos em seu clube.

Independentemente das línguas oficiais utilizadas na Ágora, incentivamos os embaixadores a utilizar a língua de seu país em todas as redes sociais, de forma a aumentar o alcance da organização.

 

Outras atividades

 

Os Embaixadores Ágora também têm as seguintes incumbências:

  • Gerir a presença da Ágora em mídias sociais do país (como grupos de Facebook, Twitter, etc.)   
  • Agir como núcleo ou ponto de referência a partir do qual a organização pode crescer
  • Conceder prêmios para membros e clubes que tenham desempenhos excepcionais em diferentes áreas
  • Sugerir pessoas que sirvam como contatos para o crescimento da organização no país ou em outros lugares
  • Fornecer insights sobre questões locais que a organização pode desconhecer, como questões políticas ou religiosas específicas, necessidade de tradução, sugestões de projetos de desenvolvimento etc.
  • Ser um primeiro ponto de contato para demandas da mídia e outras questões relacionadas à mídia
  • Promover ativamente a organização, incentivar e auxiliar a criação de novos clubes
  • Dentro de seu tempo disponível, organizar reuniões demonstrativas em instituições possivelmente interessadas
  • Responder perguntas de pessoas que queiram fundar clubes
  • Organizar, participar ou sugerir campanhas de publicidade, canais e oportunidades para o crescimento da Ágora
  • Agir, igualmente, como ponto de contato para projetos locais envolvendo ou exigindo a participação de autoridades locais
  • Organizar, participar e sugerir eventos locais Ágora, Competições e Convenções
  • Ser fonte, com o restante dos embaixadores, de um caldo cultural de ideias, sugestões e insights para o crescimento global da organização
  • Agir como instância de apelação para questões disciplinares
Por se tratar de um cargo voluntário, não existem viagens ou atividades "obrigatórias" além da gestão de um clube de referência no país, da promoção da Fundação e da defesa de nossos valores.

 

Reconhecimento dos Embaixadores


Os embaixadores são reconhecidos pela Ágora de diversas maneiras, incluindo sua presença proeminente no website e nas publicações da Ágora.

Todos os embaixadores possuem um perfil profissional em nosso wiki.

 

Limitações

Por favor, atente para o fato de os embaixadores Ágora não terem o direito de representar legalmente a Fundação Agora Speakers International, nem de negociar ou fechar acordos em seu nome.

Além disso, o cargo de Embaixador não pode ser utilizado para promover outras organizações, negócios, serviços ou produtos, e nem ser utilizado de forma a criar a impressão de que a Agora Speakers International apoia, ratifica, tem parcerias ou é afiliada de alguma maneira a alguma organização, empresa, produtos ou serviços.

Finalmente, os embaixadores também atuam como mentores, coaches e guias, mas o cargo não confere autoridade sobre os clubes, nem a capacidade ou poder de impor decisões para seus membros.

 

Ser um embaixador Ágora é compatível com ter cargos similares em outras organizações, desde que você consiga executar seu trabalho de embaixador corretamente, tal como descrito aqui. É claro que, se você promover constantemente outras organizações, ao invés da Ágora, você deve refletir se você realmente é a pessoa certa para o cargo de embaixador Ágora. Existe a expectativa de que você promova a Ágora ao menos com o mesmo entusiasmo do que as outras organizações.

Embaixadores Atuais

A lista de embaixadores atualizada pode ser encontrada nesta página: /Comunidade+Global, e esta lista é a única fonte confiável nesse sentido. Alguns países não têm um embaixador, e isto não é um problema: significa que o país tem membros e clubes, mas ninguém se voluntariou, até o momento, para o cargo de embaixador.

A Ágora se tornou tão popular recentemente, que algumas pessoas começaram a se autodenominar embaixadores, representantes, diretores ou seja lá o que for.

Os únicos cargos reconhecidos atualmente na Ágora são:

 

  • Fundadores do Clube - nível local (clubes).   
  • Diretores do Clube - nível local (clubes).
  • Embaixadores do País - escala nacional.

Não existem "diretores regionais", "embaixadores continentais" ou outros cargos similares que têm sido inventados.

Embaixadores Honorários

São embaixadores que não estão mais em atividade, mas que serviram de maneira excepcional à Fundação e mantêm cargos de Embaixadores Honorários, que permitem que eles guardem o título, mas os liberam das obrigações como gerir e criar clubes ou atuar como moderadores nas redes sociais.


Contributors to this page: agora and aida.tadesco .
Page last modified on Monday August 30, 2021 00:52:04 CEST by agora.