Orador

 

 


Orador a proferir um discurso no Clube de Oradores de Visakha, Índia.  Foto: Koka Prasad
Orador a proferir um discurso no Clube de Oradores de Visakha, Índia. Foto: Koka Prasad

A função do orador é, provavelmente, a mais óbvia e fácil de perceber.

O orador profere um discurso de acordo com as instruções e objetivos descritos no diversos projetos do Programa Educacional. Todos os oradores devem começar com projetos do Percurso Educacional de Base, fazer todos os projetos disponíveis, e depois de os terem concluído, podem continuar para qualquer um dos Percursos Avançados.

Normalmente, intervirão entre 1 e 3 oradores por reunião, dependendo do tempo disponível.

Os oradores nos Clubes Agora podem também proferir discursos fora do contexto de um programa educacional (ou seguindo outros programas ou manuais educacionais). O único requisito é o de que o conjunto de objetivos deve ser conhecido previamente, que o tempo do discurso deve ser controlado e que uma avaliação escrita e oral deve ser efetuada.

Muitos dos discursos que farás nos clubes Agora são Discursos de Projeto, o que significa que correspondem a projetos específicos dos Programas Educacionais.

Cada projeto nesse programa tem um claro intuito pedagógico e procura ensinar uma ferramenta, técnica ou abordagem específica ao mundo das apresentações em público ou da liderança.

Todo o Programa Educacional dos Oradores Agora está disponível online para os seus membros, de forma gratuita. A maior parte dos projetos segue um modelo como este:

Educational Project

Alguns projetos - como o da Linguagem Corporal exemplificado em cima - contêm restrições sobre o que podes e não podes fazer para fins pedagógicos. Neste caso, as notas não devem ser usadas, o que significa que é recomendado que não as uses, mas, caso necessites mesmo delas, usa-as, sem problema. Também está estabelecido que o púlpito não pode ser utilizado, e, neste caso, "Não é não. Ponto Final". O discurso deve ser feito sem estares em contacto ou sequer perto de um púlpito.

Irás também reparar que alguns projetos têm mais do que uma parte, o que significa que devem ser apresentados em mais do que uma reunião (não necessariamente consecutivas, mas deverás tentar mantê-las tão próximas quanto possível. Por exemplo, o projeto de Linguagem Corporal tem uma parte de Análise de Discurso e outra de Discurso (cada uma com os teus limites de tempo).

Quando estás a trabalhar num Projeto de Discurso, lê a respetiva descrição com atenção e tenta seguir todos os conselhos ali disponibilizados.

Como orador, podes também fazer um Discurso de Especialidade ou Personalizado. Estes discursos não correspondem a nenhum programa educacional em particular mas sim a um desejo ou a uma vontade teus. Neste caso, deves contactar o teu Avaliador de Discursos com bastante antecedência e comunicar-lhe, de forma clara, quais os objetivos para o teu discurso, o que queres praticar/aprender e sobre que elementos queres ser avaliado. Por exemplo, imagina que precisas de fazer um discurso de Padrinho de Casamento e lhe dizes que os teus objetivos são:

  • Soar natural e familiar
  • Apresentar o noivo, a noiva e o casal de uma forma muito positiva
  • Ser engraçado e divertido
  • Usar histórias e situações engraçadas da tua relação com o noivo ou com a noiva.

Também deves especificar um limite de tempo. Por exemplo, para um discurso de Padrinho de Casamento, a duração deve ser de 3-4 minutos, com o sinal verde aos 3:00, o amarelo aos 3:30 e o vermelho aos 4:00".

Conteúdo dos Discursos

No que toca ao Conteúdo dos Discursos, o Agora apresenta poucas limitações universais, sendo uma delas o discurso de ódio - que não é permitido nos eventos Agora. Também deves ter em conta que os clubes podem levar a cabo votações para restringir o tipo de conteúdo que permitem, ficando a teu cargo verificar sempre as regras e orientações do clube. Independentemente dessas regras inflexíveis, é recomendado, no entanto, que escolhas o conteúdo do teu discurso com o bom gosto e cuidado de ter em consideração todas as sensibilidades dos membros do clube.

Recomendamos que fales sobre coisas que realmente te interessam - coisas pelas quais sejas apaixonado e que sejam importantes para ti. O facto de falares sobre algo tão especial para ti irá transmitir a quem ouve o teu discurso a energia, emoção e paixão que tu próprio sentes. Para além de tudo, poderás também medir a forma como os teus argumentos serão aceites pelos membros do clube, o que te irá ajudar a sintonizar com o mundo real.

Não tenhas medo de ofender alguém com o teu discurso. Um dos Princípios Fundamentais é a Tolerância, o que significa que todos os membros devem estar prontos a ouvir qualquer ponto de vista com uma mente aberta. Também protegemos abertamente o criticismo, o humor e a sátira.

Existe, porém, uma significativa exceção à liberdade acima descrita e por razões pedagógicas. Na maioria dos projetos do Percurso Educacional de Base, verás que não tens permissão para fazer discursos sobre falar em público. Por exemplo, não podes fazer um discurso a dissertar sobre a linguagem corporal para um projeto de "Linguagem Corporal" (apesar de o poderes fazer mais tarde se decidires seguir um Percurso avançado de Discursos Educacionais). A razão desta limitação é a de que todas as técnicas no Percurso Educacional de Base são apenas ferramentas que ajudam a transmitir e enfatizar uma mensagem principal, com um conteúdo próprio. As ferramentas usadas não devem ser a própria mensagem.

É por isso que, por exemplo, encontrarás um texto muito semelhante ao seguinte (do projeto "Usar Piadas") em muitos projetos de base:

"Contar uma história deve desempenhar um papel secundário e não principal. Se tudo o que a audiência se recorda do teu discurso são as tuas histórias ou piadas, então falhaste: o principal objetivo ainda é fazer passar a mensagem"

Por fim, toma nota de que no teu país pode haver legislação própria sobre os tipos de discursos públicos permitidos e que deves, para tua segurança e dos teus colegas e membros, garantir que cumpres essas mesmas leis.

Como resultado de tudo isto, repara que os discursos de vendas e de promoção são, no geral, permitidos. És livre para praticar os teus dotes de vendedor nos teus produtos, serviços, livros, etc., num clube Agora, desde que não vás contra as políticas do clube sobre o Conteúdo do Discurso.

Oradores Suplentes

Os clubes podem ter também a função de "Orador Suplente", uma vez que, normalmente, os lugares de orador são escassos e muitas pessoas esperam poder discursar se o orador não aparecer na reunião.


Contributors to this page: diogo.oliveira and agora .
Page last modified on Sunday June 13, 2021 11:46:51 CEST by diogo.oliveira.