Loading...
 

Princípios Fundamentais (pt)


O disposto seguinte são os princípios fundamentais sob os quais a Fundação e todos os clubes Agora Speakers operam.

Não-Discriminação


Nondiscrimination

Os clubes não podem excluir candidatos a membros com base na raça, cor, religião, orientação sexual, identidade ou expressão de género, idade, nível de rendimento, nacionalidade, etnia ou condição física ou mental, desde que o membro, através do seu esforço individual, possa participar nos programas educativos da Associação.

Se requisitado, e sempre numa análise casuística, o Agora Speakers International pode atribuir uma permissão para criar um clube que não adira a este princípio para cumprir legislação ou circunstâncias locais (como clubes em prisões, por exemplo) proteger minorias ou por outras razões. Esta permissão pode ser revogada a qualquer altura.

Nota que a Não-Discriminação não significa que qualquer um esteja habilitado ou tenha direito a entrar no clube que quiser. A discriminação ocorre apenas quando uma política sistemática (explícita ou de facto) que exclui certos grupos de aderir. Os clubes têm a liberdade de rejeitar como membros - numa análise individual ou casuística - pessoas que considerem problemáticas ou que não venham a contribuir de forma positiva para o clube.

Sem Fins Lucrativos


Nonprofit

As taxas aplicadas pelos clubes - incluindo a periodicidade e o valor - são definidas por cada clube.

Os fundos recolhidos pelos clubes - independentemente da sua origem - só podem ser utilizados para a operação do clube e nunca como benefício económico para qualquer pessoa. Se um clube cobrar taxas, existem regras específicas sobre o uso correto de fundos e a transparência financeira a que o clube está obrigado.

As taxas não podem ser discriminatórias, exceto nos casos previstos nas regras das finanças dos clubes.

 

Tolerância


Multiculturalismo

Os membros de um clube devem ser encorajadores, respeitadores e tolerantes uns com uns outros, mesmo quando estão em profundo desacordo com o assunto ou a opinião emitida no discurso.

Isto aplica-se especialmente aos líderes das diferentes secções da reunião (Presidente da Reunião, Líder dos Discursos Improvisados, Moderador do Debate, etc.) e aos Dirigentes do Clube.

A menos que um discurso vá contra regras sobre o Conteúdo dos Discursos previamente aprovadas e explicitamente indicadas pelo clube, nem os líderes das secções nem os dirigentes do clube devem interromper ou prejudicar sob qualquer forma o orador a meio de um discurso com o qual discordam ou que os possa ofender.

 

 

Encorajamos explicitamente toda a gente a falar de forma apaixonada e corajosa sobre coisas que sejam importantes para si. Também protegemos explicitamente o criticismo, o humor e a sátira.

Exceto para discursos com conteúdo altamente negativo e dirigido pessoalmente (explicitamente a um membro em concreto), não existe nenhum "direito a não ser ofendido" nos clubes Agora e na Fundação.

Além disso, não existe nenhum "direito a responder" numa reunião de um clube. Se ficares profundamente ofendido pelo discurso de alguém, o teu único recurso é proferir um contradiscurso seguindo os procedimentos habituais do clube e dentro dos procedimentos de um projeto ou de uma função.

Por fim, não existe nenhum "direito a um tratamento justo e igualitário dos temas" nos clubes. Por exemplo, se alguém proferir um discurso de 15 minutos sobre um tema porque essa era a duração prevista do projeto e isso te tiver ofendido, a tua contraresposta deve ter a duração limitada ao previsto no teu projeto educativo.

Neutralidade / Não-afiliação


Neutrality

Os Clubes Agora não podem ser usados para promover agendas religiosas, ideológicas ou políticas, mundividências ou para promover outras associações, empresas, produtos ou serviços. Não nos empenhamos no ativismo.

Nota que este princípio se aplica à Fundação no seu todo e a todos os clubes Agoras e seus representantes. Por exemplo, um clube não pode promover ativamente o Cristianismo, o Socialismo, os Direitos das Mulheres ou a Ação Contra o Clima.

No entanto, tal não se aplica aos seus membros. Um membro individual, agindo ou discursando em seu nome, pode advogar e promover assuntos que sejam importantes para si. Na verdade, encorajamos os nossos membros a falar corajosamente e a tomar posição sobre assuntos relevantes, independentemente de quais sejam.

Além disso, os clubes podem promover o progresso Científico e Tecnológico, uma vez que são objetivos, não ideológicos na sua génese e fazem parte dos estatutos da Fundação.

 

Eventos: Organização e Participação 

Uma questão comum relacionada com este princípio é que tipos de eventos o clube pode organizar e participar.

A premissa fundamental que subjaz ao princípio de Neutralidade é a de que a nossa fundação quer alcançar e ajudar pessoas em toda a parte, qualquer que seja a natureza e a forma do regime onde essas pessoas vivem. Não deve haver sequer uma sombra de dúvida que nem o Agora nem os clubes praticam ativismo de qualquer espécie e que não têm qualquer tipo de agenda (política, ideológica, moral, etc.) além dos objetivos explanados nos nossos estatuto.

Acreditamos que é melhor alcançar toda a gente do que ser banido devido à insistência em pregar uma causa junto de um coro de pessoas já convencidas.

Por outras palavras, não importa o quão popular uma causa ou ideia são numa certa área (seja Direitos Humanos, Democracia, Liberdade de Expressão, Alterações Climáticas, Aborto, Liberdade de Religião, etc.), os clubes Agora não se podem envolver direta ou indiretamente na promoção ou apoio destas, uma vez que pode levar as autoridades de outros países a desaprovar ou proibir as atividades Agora, pondo em perigo, inclusivamente de vida, os membros que vivem nesses países.

Apesar de ser impossível definir um conjunto de regras que cubram desambiguadamente todas as situações possíveis, aqui ficam alguns exemplos de eventos onde a participação do clube não seria permitida:

  • Qualquer evento em que o principal organizador seja um terceiro com um claro pendor ideológico (exemplos: celebrações religiosas, PAC e think-tanks, eventos pró-vida ou pró-escolha, etc.).
     
  • Qualquer evento temático onde o tema ou o objetivo tenha um claro pendor ideológico ou objetivos de agenda ou ativismo. Por exemplo, um evento que exija ação face ao Aquecimento Global, a favor dos Direitos Humanos, dos direitos LGBTQ, etc.
     
  • Qualquer evento onde qualquer um dos organizadores elencados (independentemente da dimensão da sua participação) esteja envolvido em atos contrários aos estatutos, ideais e missão do Agora Speakers Foundation - isto inclui organizações que promovam a discriminação, o ódio, a violência, a pseudociência, etc.
Novamente, devemos insistir que estas limitações se referem à participação do clube enquanto corpo colegial e à utilização do logo do clube ou do Agora no evento. Membros, individualmente, ou grupos de membros, são livres de participar nos eventos que desejam desde que não violem o código geral de conduta.

Finalmente, nota que o princípio de Neutralidade não impede que, quer o Agora quer os seus clubes, ofereçam os respetivos serviços (quer sejam gratuitos ou pagos) a qualquer entidade terceira, desde que torne expressamente claro que esta interação não implica a aprovação, apoio ou propagação dessas ideias.

Honestidade Intelectual


Open Mind

Os membros de um clube devem ser intelectualmente honestos. Como investigadores científicos, devem manter a mente aberta a novas ideias, examinar crítica e continuadamente os seus pontos de vista e crenças e estar pronto a abandoná-los se provas ou argumentos inequivocos forem apresentados em sentido contrário. Não devem abraçar técnicas de manipulação ou logro de forma a sustentar os seus argumentos e ideias. Devem também reconhecer as suas limitações de conhecimento e trabalhar ativamente para as colmatar.

Tal como a não-discriminação não significa que todos têm direito a ser membros do clube, a honestidade intelectual não implica que todos os pontos de vista possíveis sobre um assunto tenham direitos iguais e o mesmo tempo de discussão num clube. Por exemplo, a honestidade intelectual exige o reconhecimento de que existem pessoas que acreditam que a Terra é plana, mas que tal não significa que a "teoria" de que a Terra é plana tenha o mesmo tratamento do que o conhecimento científico estabelecido.


Contributors to this page: diogo.oliveira and agora .
Page last modified on Saturday November 20, 2021 13:19:35 CET by diogo.oliveira.