Loading...
 

Vice Presidente, Liderança Comunitária

 

Motivação

O VP de LC (Vice-Presidente de Liderança Comunitária) é um novo cargo de direção dos clubes Ágora.

Desde que a Agora Speakers International iniciou seus trabalhos, um de seus objetivos era não se limitar a criar um clube com ambiente amigável, onde seus membros poderiam aprender e praticar habilidades de oratória e liderança, mas também dar a eles oportunidades para exercitar a oratória e a liderança fora do ambiente do clube. Além disso, um dos objetivos da Ágora é permitir que os membros tenham um impacto em suas comunidades, durante o próprio processo de aprendizado, através da liderança em projetos locais que possam fazer a diferença na vida das pessoas.

É preciso distinguir "Liderança" de "Administração". Enquanto a administração pode ser aprendida, até certo ponto, com a administração de pequenas equipes ou com os eventos de maior escala da Ágora, a Liderança exige habilidades muito mais amplas e distintas. Ela nunca poderá ser aprendida dentro dos limites de uma organização estruturada.

Mesmo que nós tentemos obter acordos com alcance global - seja em nosso país, seja no mundo - com diferentes entidades (comerciais, governamentais, educacionais etc.) e tenhamos por objetivo aumentar a projeção de nossa organização, há um limite para o que pode ser feito nessa escala mais global. De fato, as melhores oportunidades surgem com eventos locais - feiras, conferências, exposições, reuniões com grupos de interesse etc.

Em termos de liderança, nós temos os mesmos desafios - a maior parte das oportunidades para ajudar são locais, em projetos de pequena escala que lidam com problemas específicos.

 

O papel do Vice-Presidente de Liderança Comunitária

 

O Vice-Presidente de Liderança Comunitária (VPLC) é um cargo de direção obrigatório para todos os clubes, e sua responsabilidade é centralizar todos os projetos e todos os trabalhos de liderança na comunidade.

Como VPLC, você:

  • Atua como ponte entre o clube e organizações externas interessadas em cooperações, incluindo autoridades locais.
  • É responsável por encontrar oportunidades para membros, tanto ligadas à oratória como ao voluntariado.
  • É responsável, junto com o VP de Educação, por determinar quais membros elegíveis do clube são mais adequados para cada oportunidade ligada a oratória, a depender de sua experiência, de seu progresso no Programa Educacional e de seu tempo de dedicação e envolvimento com o clube.
  • É responsável por coordenar as atividades do clube com outros clubes Ágora da região.
  • É responsável por aprovar propostas de projetos de liderança entre os membros, e também por julgar se o escopo do projeto é apropriado (nem muito grande, nem muito pequeno), considerando a experiência com liderança de um membro específico.
  • Aprova ou sugere a participação de um membro individual em projetos de liderança que já existem.

Assim como em todos os cargos de direção, exceto o de Presidente do Clube, mais do que uma pessoa pode assumir a função de VPLC caso ela exija muito tempo e esforço. Os VPLC também podem nomear outros membros para ajudar em tarefas específicas. Além disso, uma mesma pessoa pode exercer, ao mesmo tempo, o cargo de VPLC e outros cargos de direção do clube.

O VPLC também deve manter um diálogo com VPLCs de outros clubes da região, para evitar a duplicação de esforços. Os VPLC de todos os clubes de uma região devem agir de forma cooperativa, e nunca competir por "quem consegue esse ou aquele projeto ou oportunidade para falar em público". Informações sobre as opções disponíveis devem ser compartilhadas, e o restante dos VPLC deve ajudar algum VPLC particular quando ele tiver dificuldade para encontrar oportunidades de oratória ou liderança comunitária na região. De fato, o objetivo final é gerar uma base de dados global para oportunidades criadas por VPLC, através da qual os membros possam encontrar as oportunidades que desejam.

 

Oportunidades Para Falar em Público Fora do Clube


Os membros que completarem os dois primeiros blocos do Programa Educacional Básico ("Os Três Primeiros Projetos" e "Fundamentos da Oratória") são elegíveis para oportunidades externas para falar em público.

Diretrizes e sugestões sobre como encontrar ou criar oportunidades de oratória fora do clube serão divulgadas assim que todos os feedbacks e sugestões a respeito deste cargo forem recebidos. Mas, de forma geral, essas oportunidades incluem:

  • Palestras e workshops em escolas, universidades e grupos de ação social
  • Eventos organizados pelo clube
  • Outras organizações envolvidas com oratória
  • Conferências, feiras e exposições
  • Podcasts e Canais do YouTube de outros clubes e da Ágora
  • Grupos e eventos de networking empresarial
  • Eventos sociais (casamentos, festas etc)

 

Before Public Speaking 1200x627

 

 

Exigências para a Participação

Quando houver oportunidades para atuação externa ao clube, deve-se analisar atentamente se elas se alinham com os ideais e valores da Fundação. Em particular, os seguintes quesitos devem ser observados:

  • A participação externa deve ser oferecida para todos os membros do clube, de maneira não-discriminatória. Por exemplo, os clubes Ágora não podem se envolver com organizações ou eventos que peçam para os oradores se alinharem com um perfil discriminatório ("Nós estamos procurando por homens brancos para falar em um evento", "nós estamos procurando um orador cristão para falar em um evento na igreja").
  • Qualquer participação desse tipo deve ser voluntária para todos os membros do clube.
  • Qualquer participação desse tipo é feita de maneira individual (e nunca na posição de representação do clube, muito menos da Agora Speakers International).
  • Essas participações não devem implicar nenhum tipo de associação ou parceria permanentes entre o clube e outra entidade.

Às vezes, essas participações vão ocorrer regularmente e exigem simetria (por exemplo, membros do clube Ágora discursam no lugar X e, em troca, membros de X falam no clube Ágora). Nesses casos, é importante frisar que:

  • Essa participação externa regular em reuniões do clube Ágora deve ser aprovada pelos membros do clube, e essa aprovação é válida por um ano. Tal aprovação pode ser revogada a qualquer momento pela maioria dos membros do clube.
     
  • Não pode haver discriminação contra convidados (sendo um convidado uma pessoa que não é membro da Ágora e que participa de alguma forma de uma reunião, seja ela virtual ou presencial).
     
  • Todos os convidados devem ser autorizados a exercer as mesmas funções, independente de sua origem e de seu histórico, e essas funções devem estar de acordo com as informações registradas para o clube.
     
  • Todas as participações externas estão sujeitas às diretrizes educacionais da Ágora. Em particular, todas as participações são cronometradas, analisadas pelo Revisor Gramatical, devem ter um conjunto claro de objetivos conhecidos com antecedência e devem ser avaliadas de acordo com as diretrizes de avaliação Ágora.
     
  • A participação externa não pode exigir modificações no funcionamento normal das reuniões do clube, estrutura das reuniões ou designações específicas de funções. Por exemplo, um participante externo não pode impor que ele seja o primeiro a falar ou exigir um avaliador específico.
     
  • O líder de uma atividade da reunião e seu avaliador não podem ser externos ao clube. Em outras palavras, o orador ou o avaliador devem ser sempre membros do clube - o que vale especialmente para os discursos preparados.
     
  • Essa participação externa não pode violar nenhum dos Princípios Fundamentais. Em particular, não pode haver nenhuma participação externa regular de organizações que promovam visões de mundo políticas, ideológicas ou morais particulares, e essas participações não podem promover outras organizações, serviços ou produtos. A participação de organizações que promovam visões de mundo pseudocientíficas não é autorizada.
     
  • O número de participações externas por ano deve ser limitado àquele especificado no checklist de Exigências Operacionais do Clube (a depender do tipo de clube).

 

Você deve tratar oportunidades externas para falar em público como um presente e uma oportunidade para os membros. A não ser que exista um orçamento alocado especialmente para oportunidades de oratória, você não deve pedir ou tentar negociar taxas em nome do clube ou de seus membros.

 

Oportunidades Externas de Liderança

O VPLC também é responsável pela busca de oportunidades de liderança para os membros. Essa parte será melhor desenvolvida futuramente, junto com a publicação sobre o Percurso de Liderança e as diretrizes para Projetos Comunitários.

 


Contributors to this page: agora and aida.tadesco .
Page last modified on Monday August 30, 2021 00:52:20 CEST by agora.